Você acredita que tem um limite.
Então você busca esse limite e quando o atinge, pensa:
Ok, esse é o limite.
No mesmo instante algo acontece
e você acredita que pode alcançar um pouco mais.
com o poder da sua mente, sua determinação, seus instintos, e também sua experiência.
Você pode voar muito alto.
Ayrton Senna

sábado, 1 de maio de 2010

Entenda o fluido de freio.

Pouca gente sabe que o fluido de freio deve ser trocado periodicamente, recomenda-se a troca a cada 12 meses ou toda vez que for feito algum reparo no sistema de freios, o que ocorrer primeiro.
A importancia da troca do fluido de freio deve-se ao fato do fluido der higroscópico, ou seja, possui a característica de absorver a umidade do ar, ocasionando a diminuição do ponto de ebulição, ficando ainda mais sujeito ao fenomeno conhecido como tamponamento.

O tamponamento ocorre quando o calor gerado pelo atrito entre pastilhas de freio e discos de freio ou lonas de freio e tambores de freio é transferido para o fluido, que sofre um superaquecimento ate atingir o estado de ebulição o que gera bolhas de ar no fluido e resulta na diminuição do poder de frenagem ou sua total perda de eficiencia.

O fluido de freio é um produto perecivel e sua composição (estrutura) química é alterada com o passar do tempo devido ao excesso de calor e a mudança brusca de temperatura.

DOT: Department of Transportation (Departamento de transportes – EUA). É o grau determinado para o ponto de ebulição.

DOT 3 Acima de 205 ºC
DOT 4 Acima de 230 ºC
DOT 5 Acima de 260 ºC
DOT 5.1 Acima de 260 ºC

Como é possivel observar quanto maior o numero DOT mais alto é o ponto de ebulição, lembrando que em um carro que o manual do proprietario recomenda uso de um DOT 4 por exemplo, este não deve ser trocado por um DOT 3 o que ocasionaria uma perda na eficiencia do sistema de freios, colocando em risco a vida do condutor.

Outro ponto a se observar é que não se deve misturar fluidos diferentes principalmente um DOT 5 com qualquer um dos outros, o DOT 5 tem compostos a base de silicone e não pode ser misturado com os outros, o DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1 são feitos a base de glicol, o que gera uma incompatibilidade entre os fluidos.

Preste bastante atenção no que o manual do seu carro recomenda, verifique sempre o nivel do fluido de freio e freie com segurança!

4 comentários:

  1. Isso é muito importante, com freio não se brinca, e é bom esclarecer pq tem gente q pensa q carro so e necessário se colocar gasolina ne!
    Adorei o post!
    bjos

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  2. Pior que é tem jente que nen sabe que existe fluido de freio!

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  3. pior e quem não sabe escrever ¨jente¨ o certo não seria gente. kkkkk

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  4. gostaria de saber,se colocar por engano um pouco de oleo no reservatório do fluido hidraulico,vai fazer mal para o carro

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