Você acredita que tem um limite.
Então você busca esse limite e quando o atinge, pensa:
Ok, esse é o limite.
No mesmo instante algo acontece
e você acredita que pode alcançar um pouco mais.
com o poder da sua mente, sua determinação, seus instintos, e também sua experiência.
Você pode voar muito alto.
Ayrton Senna

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Audi Quattro

Um Amigo meu, que vai ler esse texto me disse que meu Gol GTS 90 tem a frente parecida com o Audi Quattro de rally, eu discordei dele mais vendo algumas fotos e pesquisando sobre o carro tenho que concordar que ele tem uma certa razão, realmente parece um pouco, nessa minha pesquisa achei uma coisa interessante sobre o Audi Quattro, é um texto de Bob Sharp que fala sobre os teste feitos com o carro no seu desenvolvimento.
Este texto diz o seguinte, quando o carro estava sendo testado após receber a tração integral nas quatro rodas estavam fazendo testes de velocidade máxima quando um engenheiro teve a curiosidade de saber em quanto a velocidade máxima iria aumentar se o carro só tivesse tração nas rodas dianteiras.
Assim retiraram as duas semi-árvores traseiras e fizeram os teste, ai veio a surpresa em vez da velocidade melhorar ela piorou, espantados pelos resultados resolveram mandar os cronômetros para o fabricante pois acharam que eles estavam com defeito, era a unica explicação para os resultados. Alguns dias depois receberam os cronômetros de volta, eles estavam perfeitos.
Assim voltaram para a pista e mediram a velocidade máxima com a tração integral e depois somente nas rodas dianteiras e novamente os resultados pioraram, depois de meses com o dilema  sobre o problema um engenheiro leu por acaso um estudo da Goodyear que mostrava a influência da tração sobre a resistência ao rolamento do pneu. Sob tração o pneu apresentava resistência ao rolamento menor do que sendo apenas impulsionado. Pronto problema resolvido!
Assim os engenheiros levaram novamente o carro para a pista de testes colocaram as semi-árvores novamente e atestaram que a velocidade máxima voltou a crescer.

5 comentários:

  1. Maneiro o post, eu não conhecia esse audi!
    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post, esse é um dos meus Audi prefeido, esse ranco do post esta lindo lindo.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. maneiro os audi! mas o primeiro ta só com uma das bolinhas da audi na frente

    ResponderExcluir
  4. Tenho um para vender.
    3.000 €

    www.descoberta-inedita.pt.vu

    ResponderExcluir