Você acredita que tem um limite.
Então você busca esse limite e quando o atinge, pensa:
Ok, esse é o limite.
No mesmo instante algo acontece
e você acredita que pode alcançar um pouco mais.
com o poder da sua mente, sua determinação, seus instintos, e também sua experiência.
Você pode voar muito alto.
Ayrton Senna

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Será o fim do pneu? Conheça o Tweel!

 Em 2005 a Michelin anunciou pela primeira vez o Tweel, o nome vem de uma combinação de palavras, tire (pneu) e wheel (roda). O Tweel não é como uma roda completa tradicional nele há um centro solido que pode ser montado diretamente no eixo do veiculo neste são presos raios de poliuretano em um padrão de cunha, após estes raios vem uma banda de interrupção onde é fixada a banda de rodagem composta pela borracha que entra em contato com o solo.

 Os raios de poliuretano são flexiveis e  fazem o papel do ar dentro de uma roda convencional, quando o Tweel é posto para rodar os raios absorvem as irregularidades da estrada assim como o ar faz  com os pneus, os Tweels podem ser feitos com raios de tensões diferentes o que permite caracteristicas diferentes como um rodar mais macio ou mais rigido para diferentes situações de uso, raios mais flexiveis conferem ao Tweel um rodar mais confortavel por exemplo.
Cinco anos se passaram desde o anuncio da Michelin sobre o seu novo invento, Muita coisa mudou, muitos teste e melhorias foram feitos, agora nos resta esperar por mais novidades.
Sera esse o fim dos borracheiros, sera o fim dos furos e consertos? Sera que usaremos uma roda ou melhor um Tweel sem nos preocuparmos em ter que calibrar?





Um comentário:

  1. Interessante mas e bem feinho ne, um bom pneu com uma roda 17 de bom gosto ainda prefiro!rsrs Além disso borracharia não pode acabar!

    ResponderExcluir