Você acredita que tem um limite.
Então você busca esse limite e quando o atinge, pensa:
Ok, esse é o limite.
No mesmo instante algo acontece
e você acredita que pode alcançar um pouco mais.
com o poder da sua mente, sua determinação, seus instintos, e também sua experiência.
Você pode voar muito alto.
Ayrton Senna

sábado, 10 de abril de 2010

Motor Boxer

Tudo começa com uma idéa, com um rascunho, e este foi feito por Ferdinand Porsche em 1931, o desenho nos leva a entender que Porsche inicialmente pensou na ideia de um motor radial (muito utilizado em aviões) mais que foi abandonada na era "Pré-Volkswagen".
Vários conceitos foram testados antes do modelo definitivo, dentre as primeiras alternativas esteve esta de um motor de duplos pistões, uma solução bastante sofisticada para a época mais que foi abandonada por problemas no sistema de refrigeração do mesmo, abaixo esta uma foto do motor montado e desmontado, notasse o motor de arranque combinado com o dínamo numa estranha configuração.Os custos estavam em jogo, pois Hitler queria que o carro custasse menos que 900 Reichsmark, o que era uma missão impossível. Também foi estudado um motor de 2 cilindros mais este foi descartado a favor do motor de Reimspiess.A alternativa vencedora foi projetada por Reimspiess e contava com 4 cilindros opostos refrigerados a ar, e refrigeração de óleo por meio de um radiador para o mesmo, este motor seria utilizado durante muitos anos pela Volkswagen em varios modelos.
Aqui esta uma foto do motor instalado em uma das peças de demostação mais importantes do Terceiro Reich, o KDF-Wagen.Esta foto mostra Hitler admirando um chassi exposto no salão do automovel de Berlin em 1939, curiosamente este foi o ano em que a Alemanha declarou o inicio da Segunda Guerra Mundial, assim os motores Boxer passaram pelo mais rigoroso dos testes sendo usados em larga escala nos veiculos militares.Linha de montagem de motores em 1940, estes motores equipavam os Küblewagens e Schwimmwagens, pouquissimos veículos sairam da linha de montagem utilizando a carroceria com as formas do fusca.
Adaptação do motor VW Boxer num Jipe leve (Kübelwagen) tinha 25HP.
Passada a guerra o futuro da fábrica ainda era indefinido, mas graças às Forças de Ocupação Britânicas o conceito criado por Porsche sobreviveu e começou a ganhar força e prestigio, iniciando a sua fantástica carreira de sucessos. Esta é uma versão de 1945 do motor a ar, detalhe para o buraco na saia traseira para a passagem da manivela de partida de emergência.

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