O Gol GTS foi e ainda é um ícone quando se pensa em carros esportivos dos anos 90, em seu lançamento causou grande impacto por se tornar o carro mais rápido da época atingindo uma velocidade maxima de 170 km/h e fazendo um tempo de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos.
Isso se devia a elasticidade do motor AP-1800 de 4 cilindros em linha e 8 válvulas que recebeu um comando de válvulas com graduação maior de 264º vindo do golf GTI alemão, o famoso comando G49, muito usado em preparações de motores AP, e do carburador de corpo duplo Solex Brosol 2E.
Com essa configuração segundo a Volkswagen divulgou na época era gerado 99cv de potencia a 5.400RPM, mais de acordo com diversas publicações de revistas especializadas da época e de acordo com o manual técnico da Volkswagen sobre o motor AP-1800S a potencia era de 110cv a 6.000 RPM como pode ser visto na foto do manual abaixo, esses números errados foram divulgados para driblar o imposto cobrado para carros com mais de 99cv na época.
Muito lindo esse GTS!!! Ainda quero ter um desses na minha garagem, de preferencia original hehe, e o teu GTS Zebende? posta algumas fotos dele pra nós vermos
ResponderExcluirFlw